15 de out. de 2008

INICIANDO TREINAMENTO COM O CLIKER


É o termo popular para o método de ensino baseado no que sabemos sobre como os seres vivos aprendem.
Estudos mostraram que qualquer criatura – seja um cachorro, gato, golfinho, papagaio, peixe, cavalo, lhama ou humano – é mais suscetível ao aprendizado e à repetição de ações que resultam em consequências que ele goste e deseja.
O treinamento com clicker oferece consequências desejadas pelo animal, em troca das ações ou comportamentos desejados pelo treinador.
Chamamos essas conseqüências de “recompensa” e o processo que leva à recompensa é chamado de “reforço”. Treinamento com clicker, portanto, é um sistema de treinamento baseado em “reforço-positivo” (coisas que o animal deseja).

Por que o clicker é usado?

A principal diferença entre o treinamento com clicker e outros treinamentos baseados em recompensas, é que o animal tem como saber exatamente qual comportamento fez com que ele ganhasse a recompensa. Essa informação é comunicada com um som único e distinto, um “click”, que ocorre ao mesmo tempo que o comportamento desejado – seguido da recompensa.
Sem o “click”, você pode demorar para recompensar e o animal pode não fazer a conexão entre a recompensa e aquela ação, ou, pior, pode associar a recompensa à uma outra ação, ocorrida logo em seguida à que você gostaria.
Com o clicker o treinador conseque “marcar” precisamente o comportamento, fazendo com que o animal saiba exatamente o que ele estava fazendo. É por isso que os treinadores chamam o “click” de “marcador de eventos”. O “click” também faz a conexão entre o comportamento e a recompensa.

Fonte: Blog Dicas de Treinamento e Karen Pryor Clickertraining (clique no título e leia a matéria na integra).

Um comentário:

Juliano Machado disse...

Acabo de comprar uma cadela border collie, ela tem 65 dias. Estou encantado, tenho espaço e temos nos divertido muito. Será um cão de estimação, já que não será usada para o trabalho. Contudo, gostaria muito de saber quando e como devo começar a adestrá-la, e que espécie de substituto eu posso arranjar para o agility, já que moro em Araraquara, interior de São Paulo e não tem nada do gênero (que eu saiba) por aqui. Grato pela ajuda e parabéns pelo blogue.

p.s. - sou marinheiro de primeira viagem, é meu primeiro cão.