15 de dez de 2008

Displasia coxofemoral

Seguinte pessoal, algumas pessoas vieram me pedir afinal, o que é essa bendita displasia, já expliquei aqui no blog antes, mas como todo bom brasileiro, o povo quer ver em vez de ler, vou postar umas fotos aki....

auauauauaua

PS - Click no titulo, que o link te leva a um site responsa q explica tintin por tintin tudu o que se refere a Displasia coxofemoral

Classificação das articulações coxofemorais:

A (HD -): sem sinais de displasia coxofemoral (Figura 8)
A cabeça femoral e o acetábulo são congruentes. O bordo acetabular crânio lateral apresenta-se pontiagudo e ligeiramente arredondado. O espaço articular é estreito e regular. O ângulo acetabular, segundo Norberg, é de aproximadamente105º, como referência.

B (HD +/-): articulações coxofemorais próximas do normal (Figura 9)
A cabeça femoral e o acetábulo são ligeiramente incongruentes e o ângulo acetabular, segundo Norberg, é de aproximadamente 105º ou o centro da cabeça femoral se apresenta medialmente ao bordo acetabular dorsal.

C (HD +): displasia coxofemoral leve (Figura 10)
A cabeça femoral e o acetábulo são incongruentes. O ângulo acetabular, segundo Norberg, é de aproximadamente 100º e/ou há um ligeiro achatamentos do bordo acetabular crânio lateral. Poderão estar presentes irregularidades ou apenas pequenos sinais de alterações osteoartrósicas da margem acetabular cranial, caudal ou dorsal ou na cabeça femorais.

D (HD ++): displasia coxofemoral moderada (Figura 11)
Evidente incongruência entre cabeça femoral e o acetábulo com subluxação. Ângulo acetabular, segundo Noreberg, é maior do que 90º, como referência. Presença de achatamento do bordo acetabular crânio lateral e/ou sinais osteoartrósicos.

E (HD +++):displasia coxofemoral severa (Figura 12)
Marcadas alterações displásicas das articulações coxofemorais, como luxação ou distinta subluxação. Ângulo acetabular, segundo Norberg, menor do que 90º. Evidente achatamento da margem acetabular cranial, deformação da cabeça femoral (formato de cogumelo, achatada) ou outros sinais de osteoartrose.

27 de nov de 2008

Doente

Ola turma, saudades de vocês!!! 

Esta semana estive doente, na verdade não foi uma semana, foi só um dia!!

Dei um susto no Amo, ontem vômitei meu almoço e o lanche da tarde, pouco depois fiz um cocozinho vermelho. Pronto, estava feito o alarde!!!

Todos para o veterinário......

Vale lembra que na noite anterior o "amo" do meu Amo, deixou um frasco vazio para limpeza de pneus ao alcançe dos meus caninos, resultado...... embalagem destruida!!!!!!


Não foi constatado nenhuma doença de origem bacteriana ou viral, depois de mencionar o caso da embalagem, a suspeita caiu sobre duas posibilidades:

1 - O pouco do produto (derivado d epetroleo) no fundo do frasco causou alguma intoxicação ou a possibilidade de euzita aki ter ingerido uma lasca da embalagem, que é era feita de plastico seco/podre, aqueles que se desfragmentam aos milhares de pedaços.....

Hoje estou normal, sem vômito, sem coco vermelho, correndo muito brincando muito, mas sob observação, não vamos facilitar, é soro e comida humida, só.....

Au Au Au Au

10 de nov de 2008

1ª Cãominhada de Paranaguá

Desculpe a falta de atualização, tive problemas com meu provedor!!! auauauau

Seguinte, aqui na minha city houve a 1ª Cãominhada e alguma provas, não foi algo Official na área, mas foi muito divertido, adorei participar junto ao Amo deste evento, perdemos a caminhada pois chegamos muito atrazados, mas assistimos as demostrações da policia e seus cães, ganhei até um beijo de um pastor muito lindu!! auaua


Mas adorei mesmo foi a hora de participar das provas, fiquei como
 Vice-Campeã do evento em Adestramento, quem ganhou o primeiro foi um rottwaile muito nervoso!!! auauauaua



Mas gostei da brincadeira!!!auauaua

Agora fiquei empolgada, quero participar de um evento oficial e ver novamente aquela Alegria contagiante que o Amo demostrou quando eu ganhei a medalha!!!

Bjkas e tudu di bão minha gente!!!!

15 de out de 2008

MEU 1º VIDEO

O Amo resolveu publicar um dos vídeos q ele fez pelo celular no youtube, da pra ter uma idéia de como eu sou, mas em breve vocês terão vídeos melhores....

(clica no título que você será levado ao vídeo)

Lambidas

INICIANDO TREINAMENTO COM O CLIKER


É o termo popular para o método de ensino baseado no que sabemos sobre como os seres vivos aprendem.
Estudos mostraram que qualquer criatura – seja um cachorro, gato, golfinho, papagaio, peixe, cavalo, lhama ou humano – é mais suscetível ao aprendizado e à repetição de ações que resultam em consequências que ele goste e deseja.
O treinamento com clicker oferece consequências desejadas pelo animal, em troca das ações ou comportamentos desejados pelo treinador.
Chamamos essas conseqüências de “recompensa” e o processo que leva à recompensa é chamado de “reforço”. Treinamento com clicker, portanto, é um sistema de treinamento baseado em “reforço-positivo” (coisas que o animal deseja).

Por que o clicker é usado?

A principal diferença entre o treinamento com clicker e outros treinamentos baseados em recompensas, é que o animal tem como saber exatamente qual comportamento fez com que ele ganhasse a recompensa. Essa informação é comunicada com um som único e distinto, um “click”, que ocorre ao mesmo tempo que o comportamento desejado – seguido da recompensa.
Sem o “click”, você pode demorar para recompensar e o animal pode não fazer a conexão entre a recompensa e aquela ação, ou, pior, pode associar a recompensa à uma outra ação, ocorrida logo em seguida à que você gostaria.
Com o clicker o treinador conseque “marcar” precisamente o comportamento, fazendo com que o animal saiba exatamente o que ele estava fazendo. É por isso que os treinadores chamam o “click” de “marcador de eventos”. O “click” também faz a conexão entre o comportamento e a recompensa.

Fonte: Blog Dicas de Treinamento e Karen Pryor Clickertraining (clique no título e leia a matéria na integra).

13 de out de 2008

BORDER COLLIE: Cuidados Básicos

Olá pessoal!!!!!

O meu irmão o Max me enviou um site q me passou batido mas respondem muitas das perguntas que fazem ao meu Amo quando vamos passear, principalmente as questões de cuidados básicos, como são dicas simples e 100% práticas para criadores de Bordes de 1ª viagem, meu Amo adorou.

O site é da Pet Brasil, só clicar no título q vc será enviado a ele automáticamente.

Lambidas pra vcs!!!

11 de out de 2008

POR QUE ESTA RAÇA DE PASTOREIO TORNOU-SE IMBATÍVEL NO AGILITY E OUTROS ESPORTES?

Achei essa matperia muito bem escrita por Alexandre Zilken de Figueiredo do canil Torena, fala um pouco sobre a história do Border Collie e sua trajetória de sucesso do pasto as competições em esportes caninos, superando mesmo as raças desenvolvidas unicamente para esses fins.

Grande matéria, clique no título e vc será enviado ao site do Alexandre, boa leitura!

Lambidas....

1º Passeio na Rua!!!!

Saudades de vcs leitores, faz tempinhu que não acrescento alguma coisa aki^^

Mas relaxem, tudu esta prestes a mudar, primeiro que no inicio da semana eu tomei minha ultima dose da v10.... ^^

E ontem dei minha primeira volta no quarteirão... foi muito sucesse, mas ficou o gostinhu de quero mais, acho q o Amo entendeu até d+ esse sentimento, e hoje me levou pra passear pela cidade, foram mais de 10km!!!!! rsrs

Saimos de casa umas 15h da tarde, passeamos pelos bairros e caminhamos em direção ao centro da cidade, chegando lá andei ate sem coleira, capaz mesmo q no meio de tanta bagunça eu iria me arriscar longe do Amo!!! ^^

Tods que passavam por mim me paparicavam e cochichavam, uma fêmea humana falou "- Olha ali amor, que vira-lata bonito". Bahhh tchê... vira-lata é a mãe.... rsrs

Como não uso laço cor de rosa ou qualquer outra coisa que me indentifique como uma menina, e o fato do Amo ter essa cara de roqueiro de mau humor, todos pensam que sou macho, me da um ódio....

Mas o balanço final foi bom, quando chegamos ao centro começou a chover, ficamos abrigados abaixo das marquises, fiz o Amo comprar uma água pra mim, e fiz mesmo, ele queria q eu bebece água da chuva, vê se pode, não sou fresca mas tb não sou porca.

Fiz amizades com poodles pelo caminho, e encarei um pitbull, o Amo não me deixou chegar perto, mas eu queria mesmo era ir pra cima na jugular do feioso...

Ficamos na sorveteria do Amo até a chuva passar, dae voltamos de carro, pois a chuva não dava trégua.... Na volta ainda tinhamos energia para ir a locadora...

Este foi o meu dia, acabei de chegar, são 19h e alguma coisa, to faminta, to indo comer e o Amo foi ver um filme....

Lambidas pra vcs até a próxima!!!

29 de set de 2008

Modelo Canina

Putz... meu Amo me pegou pra cristo, botou na cabeça de que vai aprender a tirar fotos, decidindo escolher logo eu para ser modelo por tempo "permante" sob livre espontânea pressão.....

Agora, ele esta estudando um pouco a parte teórica da coisa.... Adquiriu uma máquina decente, assim que chegar começam as aulas práticas e vcs poderão ver o progresso do Amo em me fotografar!!!

Por hora quem esta loka por fotos é a mamy's Camila.... ela como toda mamy's que se preze torra a paciencia de seus filhos, no msn, no e-mail no orkut, sempre querendo fotos e mais fotos!!!

KKKKK

Aguardem o primeiro ensaio Mamy's.....

Lambidas

26 de set de 2008

Passeio pela City

Hoje fui com o Amo comprar comida pra mim, já havia passeado de carro antes, mas entrar num salão de comida pra cachorro foi de mais pro meu coraçãozinho!!!!

Tinha tudo que é guloseima, de inicio fiquei meio sem jeito, mas logo me senti em casa, clima confortável no ar, todos que estavam ali amavam cães e vieram me paparicar!!!

Um filhote humano apontou para mim e para um saco de ração chamando pela sua Ama e dizendo "- Olha Mãe!". Tinha a foto de um Border na embalagem.

Logo de cara fui para a sessão da Canin, o Amo estava lá vendo as embalagens, mas ai o Amo(pai) do meu Amo me pegou no colo e foi se exibir com os clientes da loja.

Foi muito legal, todos queriam me apertar, abraçar, me senti uma Deusa Canina, idolatrada pelos seus servos humanos!

Mas de repente uma surpresa, lá do fundo da loja meu Amo se aproximou, pegou-me pelo colo, coloco-me sobre o balcão e do nada amarrou-me uma fita preta no pescoço. Foi um verdadeiro ultraje a minha divindade canina! Mas não era correto reagir a tal fita, o Amo queria assim.

Fim das compras, fomos há uma sorveteria, muita gente, muitos carros, nenhum cachorro, só eu lá com a fita preta pinicando no pescoço, mas nem todos ali gostavam de cães, alguns me viam como um alien invadindo o território deles, as fêmeas humanas eram mais receptiveis a minha presença!

Confesso que fiquei um pouco confusa com tanto movimento, não arrisquei a aventurar-me mais que alguns centimetros ao redor do Amo. Muitos cheiros, muita coisa para ver em poucos segundos, estava farta de ficar em casa, mas esse passeio foi até demais, não vi parques nem gramados, apenas piche, fumaça e vidros fume.

Os únicos lugares seguros eram a petshop e o colo do Amo.

Logo logo postarei mais de minhas aventuras!!!

Lambidas

25 de set de 2008

Falta uma SEMANA!!!!!

Em uma semana estarei tomando minha ultima vacina V10!!!!!!

Você deve estar se perguntando, o por quê dessa minha felicidade toda para tomar vacina, simples.....

NÃO AGUENTO MAIS FICAR EM CASA!!!

São sempre os mesmos móveis pra roer, brinquedos para destruir, enfim, sempre as mesmas coisas!!! Já estava na hora de sair passear, correr livre nos parques!!!! Estava ficando neurótica neste clausuro que todos chamam de lar, mas agora vejo luz no horizonte (pra falar a verdade, não sei o que é horizonte ainda, os muros aqui tem 3m de altura).

Minha veterinária (a Fernanda)só me libera para os passeios depois do ciclo de vacinas estar completo, nesse ponto ela é uma chata (rsrs). Mas fazer o que? Como já dizia o poeta... "Prevenir é melhor que remediar".

Enfim, logo estarei apta a Dominar o Mundo!!!!!!


Lambidas

PS - O Amo não tirou mais fotos minhas, mas logo logo mudaremos de locação e vocês terão novas fotos, sei q sou linda e irresistível, mas por enquanto babem por mim nas fotos antigas!!!

20 de set de 2008

Poker!!!!

Ontem fui jogar poker no ap dos amigos do Amo, foi muito show, jogamos a noite toda!!!!
Como estava entediada em baixo da mesa, resolvi catar alguma coisa pra morde, só não imaginei q meu Amo ficaria tão feliz quando eu pegava umas fichinhas pretas na banqueta pra mastigar, ele pedia pra mim entregar a ele e ficava muito orgulhoso di mim!!!! Vai entende esses humanos....

De poker só sei o nome, mas mesmo assim o Amo falou q tive participação especial na rodada!!! Os amigos do amo acharam q eu era treinada!! kkkkkk

Lambidas!!!

19 de set de 2008

Traquinagens 2

Nussa... hoje me superei!!!! Consegui desligar o PC do Amo!!!! Na base da dentada na tomada!!!! rsrsrsrs

Além de ter destruido meu brinquedo preferido, a molécula doida!!!!! Antes de ontem foi a internet, q roi os cabos!!!!

Esta chovendo muito lá fora, imagine só ficar dentro de casa o dia todo!!! Só mordendo muito pra alivia o stres!!!! rsrsrs

Lambidas....

Problemas Comuns aos Border Collies

Oii, hoje queria colocar algumas matérias sobre alguns cuidados com a saúde dos borders, já q depois dessa minha estréia na internet (rsrs) alguns amigos do Amo pediram informações sobre a raça e com quem comprar, então fica aqui a dica, sobre as principais doenças que podem afetar nós Border Collies, tirei isso tudu de um site Português.
Não compre ou cruze animais com qualquer uma dessas doenças

Displasia da Anca (Displasia Coxofemoral)

Tal como a maioria dos cães médios e grandes, o Border Collie está sujeito à displasia da anca, que pode causar coxear moderado a acentuado. Tenha a certeza que o criador que escolhe possui o certificado que isenta os seus reprodutores da displasia, tendo os seus cães grau A da classificação FCI (ou B - displasia mínima). Este certificado é passado pela Faculdade de Medicina Veterinária e menciona “para efeitos de reprodução”. Insista em ver os certificados de ambos os pais. Os cães não têm necessariamente que coxear para terem graus de displasia moderados: o facto de não se notar nada à vista desarmada, não significa que o cão esteja livre de displasia e, consequentemente, que esteja capacitado para reprodução. O problema acentua-se com a idade. Dependendo do cão e da capacidade do dono (financeira, de vontade e de tempo), os tratamentos variam desde o alívio da dor a vários tipos de cirurgia.

Atrofia Progressiva da Retina

A Atrofia Progressiva da Retina (em inglês Progressive Retinal Atrophy, PRA) e a Atrofia Central da Retina (CPRA) são dois problemas oculares. A PRA aparece usualmente em cães a partir dos dois anos de idade. No princípio aparece apenas como cegueira nocturna e progride lentamente, ao longo de mais ou menos oito anos, para cegueira total. Os cães que procriam devem ter os seus olhos analisados e certificados por um veterinário. Mais uma vez, insista em ver os certificados.

Anomalia do Olho do Collie

A Anomalia do Olho do Collie (Collie Eye Anomaly, CEA) é outra doença ocular que tem vindo a aparecer com mais frequência em Border Collies. Como a PRA, a CEA também causa cegueira. Contudo, não é uma doença progressiva. Um cachorro com esta doença não ficará pior com os anos. Toda a ninhada deve ser despistada à CEA entre as 6 e as 10 semanas por um veterinário oftalmologista qualificado. Um certificado deve ser passado e todos os cães da ninhada devem ser listados como normais. Infelizmente, estes testes não se fazem ainda em Portugal, por “falta de aparelhos apropriados”, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa.

Epilepsia

Os Border Collies também podem estar sujeitos a epilepsia, apesar de não ser tão comum. A epilepsia é uma desordem neurológica que causa ataques e que pode ser extremamente perigosa. Apesar dos ataques de epilepsia poderem ser controlados através de medicamentos, nem sempre este é o caso – conhecem-se cães que morreram de ataques incontroláveis. Infelizmente, não existem ainda testes para esta doença. Pergunte ao criador se há história desta doença na sua linha de criação. Um criador com ética ficará mais que satisfeito em discutir este assunto consigo.

Hipertermia Maligna

Esta doença é muito séria, embora pouco usual no Border Collie. Como os Borders são cães muito intensos, os que têm esta doença têm que ter o seu exercício constantemente vigiado. Os sintomas típicos incluem arfar intenso após apenas alguns minutos de exercício (5 a 10). A temperatura dos seus corpos dispara para valores extremamente altos e leva bastante tempo a voltar ao normal, mesmo com tempo frio. Se deixados a correr, podem acabar por ter um colapso. Se a temperatura subir muito, podem acabar por ter ataques epilépticos ou de coração, chegando mesmo a morrer.

FONTE: http://www.casadarinia.web.pt/saude.htm

18 de set de 2008

Border Cão Pastor ou Caçador de Rebanhos??

Interessante, meu Amo estava a estudar a possibilidade de me enviar para uma escola de agility, por ser mais fácil e acessivel (o dia-a-dia permite) aqui no litoral, mas não há como negar a verdadeira vocação de nós border collies... O Pastoreio...

Mostrei a ele esse site, q faz um comparativo sobre a ação do cão sobre um rebanho e a de outros animais que caçam em grupos, como leões, chacais, lobos e mesmo golfinhos!

Parece estranho, mas as téc. são as mesmas, isso significa q sou uma predadora voraz e extremamente astúta!!!

HAHAHAAHAHAHA

E meu Amo ainda tem a coragem de me chamar de "lindinha", "engraçadinha", "fofinha"... bah!! Pare.. sou uma predadora Voraz e Perigosa!!!!

Depois de ler esta matéria o Amo ficou com vontade de comprar umas cabras para mim caçar (pastorear) no quintal!!!! rsrsrsrs

Leia você também... Acredito q você vai adorar!!!

http://www.caespastores.com/racas/border_collie_pastor_cacador_alexandre.htm

Lambidas pra vc!!!

Essa matéria me deixou chateada....

Sapeando pela net hoje (depois q o Amo consertou a zuerra q fiz), encontrei uma matéria muito triste que enviaram para o meu e-mail, que fala sobre o abandono "premeditado" de cães de raça... Cães velhinhus e cães doentes são os mais rejeitados, mas uma outra grande parcela é de cães com muita energia, tem até Borders sendo abandonados em petshop e clinicas de estética...

Você pode ler essa matéria na integra pelo site http://www.dogtimes.com.br/abandonodecaes.htm

Meu Amo ficou puto com isso, mas fazer o que, nos grandes centros urbanos cresce cada vez mais o desrespeito e a falta de amor aos animais...

Lambidas...

17 de set de 2008

As traquinagens

Nossa..... acabei aprontando a ufâ essa semana....

Destrui um veleiro de papel q meu Amo levou uma semana pra construir, tadinhu dele, mas eu não sabia, a janela estava aberta e um vento derrubo o veleiro no chão, pensei q fosse um br inquedo, quando dei a primeira mordida, o barco partiu-se ao meio....

Mas esta foi a menor das traquinagens, hoje por exemplo, a internet não pegava na casa do Amo, ele fez de tudu, fim de tarde depois de xingar até a quinta geração do atendente do suporte téc. pois não resolvia o problema, resolveu checar os cabos, e adivinha só, encontrou os cabos mastigados!!!!

Sobrou pra mim né.... Adoro morder tudu q acho interessante.... rsrsrs

Estão discutindo entre eles pra onde vão me mandar, esta quase certo, minha nova cama será no quintal, desde q não deixem mais sapatos a porta, se não eu respondo por mim, mordo mesmo!!! rsrsrs

Lambidas pra vcs, logo posto novas fotus minhas e alguns videos....

14 de set de 2008

Curiosidade....


O que você achou do meu nome? Chic? De bom gosto??? Nome de quem tem bala na agulha??? Pois veja só....

Floreffe, remete à uma rica e fértil região ao sul da Bélgica, no destrito de Namur, seus campos de cevada entalhada por belas cidadezinhas européias, abrigam grandes cervejarias.

Ada, veio do meu Amo, esse nome tem origem do hebraico mas significa muitas coisas em diferentes culturas, mas sempre quer dizer algo "próspero", remete à nobreza em algumas culturas européias, na cultura Árabe significa Guia e em outras culturas do leste europeu significa amorosa, bela.

Mas como estamos no brasil, meu nome se resume a uma marca de cerveja e a sigla de um grupo criminoso paulista...

13 de set de 2008

1ª Semana

A minha primeira semana foi muito legal aki no litoral, conheci muita coisa, andei de carro, desci uma serra em baixo de um nevoeiro, conheci o Skiper, o "Tio" Poodle muito brincalhão e o Sr. Branco (Gato) na casa do meu novo dono.

O Sr. Branco é meio temperamental, acho q não tem muitos amigos, quando fui cumprimenta-lo ele me deu uma patada no focinhu, desisti de fazer amizade com ele.

O Amo é tudu di bão, brinca comigo, me encheu de brinquedos e boa comida, as vezes ele é chato quando vem com aquela história de querer que eu sente, deite, role ou me finja de morta, odeio estuda, mas quando eu faço a lição certinhu ele me da uns agrados especiais, um deles é um biscoito muito delicioso, caseiro, mas gostoso.

Vou copiar uma receita, é de outro blog, ta ai o link: http://cook-qque.blogspot.com/2007/08/biscoitos-para-ces.html

Vou dar uma dica, use ração umida Royal Canin junto a massa, e coloque pra assar em pedaços bem fininhus em um forno q aquece tanto em baixo como em cima, fica uma delicia!!!!!

A Chegada ao Paraná!!!!

Olá... cheguei muito bem ao Paraná, depois de quase 5 horas de viagem com a Fer no porta malas do carro!!!

Atrazei ela e o amigo dela um pouco no caminho, estava ansiosa, pois nunca tinha saido de casa antes, e derepente já estava saindo do estado! Parei eles para ir ao banheiro e tomar água.

Cheguei bem, mas acabei não conhecendo Curitiba, do porta malas dela eu sai em uma casa num bairro tranquilo de Curitiba, na mesma hora conheci um figura, até aquele momento não sabia q era ele o meu novo dono, achei estranho, pq ele me deu muita atenção quando me viu, brinquei um pouco com minha amiga no quintal da casa, e ele num para de me olhar!!! rsrsrs

logo mais ele veio fazer carinhu em mim, muito legal ele, acabou me levantando no colo e a mulher loira (Fernanda) começou a fazer um monte de coisas ao mesmo tempo no porta malas do carro....

Depois disso eles se abraçaram fizeram carinhu em mim e eu voltei pro carro, um outro diferente, menor, mas dessa vez fui no colo daquele ser q acabei de conhecer.

Mais uma hora e meia de viagem, foi legal, no caminho caiu uma chuva fina, e finalmente dei as caras no litoral, em baixo de chuva! rsrsrs